top of page

PROGRAMAÇÃO | MINI CURSOS*

*IMPORTANTE: o participante só poderá escolher um minicurso

QUARTA FEIRA, 17 DE JULHO

Minicurso 2 | Identificação de espécies nativas do Rio de Janeiro

Instrutor: Richieri Sartori (PUC-Rio)

Tópicos: introdução às principais famílias botânicas da Mata Atlântica; saída para campo para coletar espécimes das famílias mais importantes; discussão sobre as características que nos permite afirmar que as espécies pertencem a cada família; uso do Jabot e do Flora do Brasil;  elaboração de uma chave dicotômica das plantas coletadas.

Minicurso 4| Licenciamento ambiental

Instrutores: Claudio Cesar de Freitas; Ghislaine Almeida, José Fernando Pacheco (Oikos)

 

Tópicos: introdução conceitual: meio ambiente; desenvolvimento sustentável; impacto e degradação ambiental; síntese histórica das normas e leis de proteção ambiental no Brasil - legislação ambiental;  diferentes tipos de licenças ambientais em vigor; empreendimentos e o licenciamento ambiental; procedimentos e rotinas do processo de licenciamento ambiental.

Minicurso 5 | Reintrodução de fauna em áreas de restauração ecológica

 

Instrutoras: Giuliana Ferrari (UFRJ) e Olivia Junqueira (PUC-Rio)

 

Tópicos: Introdução à ciência da reintrodução: histórico, teoria geral;  Porque reintroduzir? Importância da fauna e florestas vazias; Importância funcional das espécies reintroduzidas para a paisagem: dispersão de sementes, controle ecológico, modificação da paisagem; Estudos de caso internacionais e brasileiros; Exercício em workshop: planejando uma reintrodução para restauração ecológica.

bottom of page